bannersintra.gif

Em busca do bom senso

Cumprimento a categoria, na abertura deste canal de comunicação do sindicato, certo que ele tingirá o objetivo de debater as diversas questões que nos afligem e propor soluções de curto, médio e longo prazo

Portos
Image

Na relação do capital com o trabalho, vemos algumas posições avançadas dos empresários, como a concordância, numa frente com os portuários, de pressionar o governo pela aposentadoria especial.

Por outro lado, infelizmente, os operadores têm ações que nos deixam angustiados, desolados, como a inusitada pretensão da Fenop de alijar a capatazia e o bloco do trabalho no porto.

São atitudes como essa, ao arrepio da legislação, que criam turbulência e deixam trabalhadores e empresários intranqüilos para exercer as atividades de forma mais produtiva.

É hora de patrões e trabalhadores refletirem sobre o que realmente interessa às operações portuárias e ao país. Está em jogo a sobrevivência dos portuários e de alguns empresários que não pactuam com ações como as da Fenop.

Apesar do conflito natural entre capital e trabalho, o ‘bom senso’ pode proporcionar um relacionamento harmonioso entre as partes.

Nesse aspecto, merece destaque a segurança do trabalho, bastante negligenciada, que precisa ser avaliada com muita responsabilidade. Por enquanto, fico por aqui, no anseio de uma resposta da categoria a este novo meio de comunicação do sindicato.

Busca do Bom Senso

Por Robson de Lima Apolinário Presidente do Sintraport